O que é Prata Sterling?

Prata Sterling, o metal mais clássico para o fabrico da flauta transversal moderno, é uma liga de prata (tipicamente com cobre) com o mais alto teor da prata útil: 925 partes de prata em 1000 (só 7.5% em cobre). Prata mais pura seria impossível de estabilizar, por ser mole em demasia. Prata de lei tem só 800 partes de prata em 1000, sendo assim 20% em cobre, e é utilizado em joalharia, etc.

Porqué a flauta de madeira?

As flautas modernas de madeira têm conhecido um grande renascimento nas últimas décadas com uma nova vaga de interesse pelos instrumentos originais das épocas barroca, clássica e até romântica. A melhor forma de perceber este entusiasmo será pela experimentação!

A flauta Powell em Grenadilla convida-te a explorar outras vertentes de expressão, talvez mais sensual, mais ligado à natureza, com uma variedade de timbres que mistura perfeitamente no naipe de madeiras numa orquestra. Consegue ser redondo e frutado no registo grave, e flutuar nos agudos, indo do som mais íntimo ao mais pujante sem ser feio ou agressivo.

O que é o Aurumite™?

Aurmumite™ é um material patenteado pela Powell que junta uma folha de Prata Sterling e uma folha de Ouro (9k ou 14k) que depois são transformadas num tubo ou placa de embocadura de uma peça só. O que é interessante em todas as variantes de Aurumite™ é a qualidade de resposta e timbre, que tem qualidades próprias muito atrativas: a projeção e brilho da prata aliado à suavidade e riqueza do som de ouro. Por isso estão entre as flautas e cabeças mais populares entre os flautistas.

Qual a diferença entre Aurumite 9k, 14k, ou Ruby Aurumite?

Na flauta Powell Conservatory em Aurumite™ 9k o Ouro 9k fica no exterior do tubo, e a Prata Sterling no interior e na coroa.

Na flauta Powell Custom Aurumite™ 14k, uma liga mais densa do que o Aurumite™9k, o Ouro rosa 14k fica no interior do tubo, na placa de embocadura e chaminé, e a Prata Sterling no exterior do tubo e na coroa.

A flauta Powell Custom Ruby Aurumite™ é feita de Ouro rosa 14k no exterior do tubo e prata sterling no interior do tubo e na coroa, e esta tem um rubi lá colocado. Tem Ouro 14k maciça na placa de embocadura e chaminé, o que aumenta a profundidade do som e o poder de projeção.

As flautas de Aurumite 9k são mais leves e brilhantes na sonoridade do que as de Aurumite 14k, que tem uma projeção excecional; as de Ruby Aurumite, com o ouro 14k por fora e Ouro 14k maciça na embocadura e chaminé proporciona um som excepcionalmente arrojado, colorido e vibrante.

Qual é a vantagem de Ouro? Ou de Platína?

A matéria ideal para a construção de uma flauta transversal em metal seria maleável e fina mas com uma elevada densidade. Acontece que a prata, ouro, e platina são ideias para a construção, tendo densidades crescentes, e maleabilidade decrescente. Quanto maior a densidade do material, mais difícil será o trabalho com o metal, e maior será a rentabilidade sonoro. Em termos de acústica e resposta para a flautista, é geralmente aceite que a prata tem muito brilho e projeção, o ouro tem uma cor mais escura, calorosa e doce, e a platina tem uma projeção suprema, mais escura ainda, e com uma grande flexibilidade em termos de dinâmicas.

Dentro da variedade de ouros oferecidos pela Powell—9k, 10k, 14k, 18k, e 19,5k—cada um tem as suas próprias qualidades. O mecanismo em Prata Sterling ou Ouro também tem influência na sonoridade produzida e sensação de tocar.

Assim, na compra de uma flauta, é bom experimentar à vontade, para ver o que lhe agrada, em termos de sensação e resposta ao tocar, som e flexibilidade. É sempre uma escolha altamente pessoal, e é precisamente para esta razão que as opções para flautas Powell são imensas.

Marcar uma sessão gratuita de experimentação aqui.

Temos a solução perfeita para as suas necessidades e o instrumentos dos seus sonhos!